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A Evolução do Ambiente Organizacional


Desde a Revolução Industrial até os dias de hoje, houve grandes mudanças políticas, sociais, e econômicas. A Sociedade mudou muito. E numa velocidade nunca antes vista. E essas mudanças interferem na Gestão das Organizações.


No século XVIII, teve inicio uma grande transformação, nunca antes vista denominada Revolução Industrial. Esse novo modo de produção, trouxe um numero enorme de trabalhadores dos campos, para trabalharem nas fabricas. A eficiência era a preocupação básica e para alcançá-la eram necessárias medidas de padronização. A produção, feita em escalas. As pessoas eram consideradas recursos da produção. A classe operaria vendia seu trabalho. Devido à mecanização, os trabalhadores não sabiam onde seu trabalho se encaixava no que estava produzindo. Os trabalhadores eram pouco valorizados, trabalhavam em péssimas condições, com baixos salários, e extensas jornadas.


Surgem as primeiras teorias da Administração, e a Administração como ciência. Taylor, em Sua teoria da Administração cientifica, faz uma análise dos problemas e gestão, buscando alcançar eficiência na produção. (Organização Racional do Trabalho, O R T). Ele enfatizou a pratica de divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos, treinando os trabalhadores, para melhorar o desempenho e aumentar a produtividade/ lucro. Os trabalhadores eram vistos com instrumentos do processo produtivo.


Fayol, com sua teoria clássica da Administração, identificou as funções básicas na empresa, deu ênfase na estrutura da empresa, dividindo as funções: As funções técnicas, relacionadas ao produto ou serviço, as funções comerciais, relacionadas à compra e venda; as funções financeiras, relacionadas a capitais; as funções de segurança relacionadas à proteção; as funções contábeis, relacionadas a registros, custos, estatística, e as funções administrativas, que coordenavam as outras: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Essas funções foram sua maior contribuição para a administração.


Assim, num primeiro momento, a estrutura organizacional era burocrática e centralizada e o trabalho, mecanicista. 


Segundo Garcia e Bronzo (2000) as teorias são propostas de acordo com os contextos históricos em que estão inseridas. enfatizando os problemas mais importantes enfrentados na época em quem foram fundamentadas. Cada teoria marca como um passo há seu tempo, e de forma gradativa, a gestão de pessoas evoluiu.


Descontentes com as condições de trabalho, os trabalhadores passam a se organizar. Com a insatisfação dos trabalhadores, e assim, sua resistência, estudiosos passaram a investigar o comportamento das pessoas no trabalho.


A escola das relações Humanas foi à primeira com enfoque comportamental. Assim, passa-se a entender que o homem possui necessidades superiores à recompensa econômica. A motivação pode levar o individuo a produzir mais.


Após a primeira guerra, há um grande desenvolvimento das ciências sociais, e a empresa passa a ser vista como um fenômeno social. Viu-se a necessidade de humanizar a administração. O nível de produção diretamente relacionada com a integração social, o comportamento social do empregado, a formação de grupos informais, as relações interpessoais, a importância do conteúdo do cargo e a ênfase nos aspectos emocionais.


Teoria Clássica foi substituída pela Teoria Neoclássica da Administração:


Surge a Teoria dos Sistemas. A empresa passou a ser vista como um sistema em continua interação com o meio ambiente. Assim, para a empresa crescer, precisa se adaptar as situações, respondendo Às mudanças do meio.


Nos anos 90, tem inicio a Era da informação. Vivemos num mundo cada vez mais globalizado e competitivo. As mudanças são rápidas, inesperadas. Os acontecimentos são rápidos, as noticias chegam rapidamente, as pessoas estão informadas, conectadas. O maior desafio das organizações e envolver e reter pessoas talentosas. As pessoas são parceiras da organização, e as empresas devem apoiar o desenvolvimento dos colaboradores. Hoje temos um ambiente altamente competitivo, focado nos resultados. A empresa precisa focar nas necessidades dos clientes, e também no cliente interno(colaborador).


CONSIDERAÇÕES FINAIS


A presença de lideres que motivem, orientem e estimulem o comprometimento é fundamental, Acredito que cada vez mais, os lideres precisam trabalhar com inovação, comprometimento, motivando talentos, levando-os a vestirem a camisa da empresa.